quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ensinar arquitectura,Aprender arquitectura - 1996

Pessoas jovens chegam à universidade, querem ser arquitectos ou arquitectas, querem descobrir se têm as capacidades necessárias.
O que se lhes transmite primeiro?
Desde logo deve-se explicar que perante eles não têm nenhum professor que faz perguntas cuja resposta já sabe de antemão. Fazer arquitectura significa colocar questões a si próprio, significa aproximar-se, cercar, encontrar a própria resposta com o apoio do professor.
Vezes sem conta.
A força de um bom projecto encontra-se em nós e na capacidade de percebermos o mundo racional emotivamente. Um bom projecto arquitectónico é sensual. Um bom projecto arquitectónico é inteligente.
Todos nós vivemos a arquitectura, mesmo antes de conhecermos a palavra arquitectura e os estudantes devem aprender a trabalhar de forma consciente as suas experiências pessoais como base dos seus projectos.
A arquitectura é sempre uma matéria concreta. A arquitectura não é abstracta, mas sim real. Um esboço, um projecto, desenhado em papel, não é arquitectura, mas apenas uma representação mais ou menos imperfeita de arquitectura, comparável às notas da música. A música necessita da apresentação. A arquitectura precisa da execução. Então forma-se o corpo. E este é sempre sensual.
Pensar em imagens de forma associativa, selvagem, livre, ordenada e sistemática, em imagens arquitectónicas, espaciais, coloridas e sensuais – isto é a minha definição preferida do projectar. O pensar em imagens como método de projectar é o que gostava de transmitir aos estudantes.


Excerto de "Pensar a Arquitectura", de Peter Zumthor


1 comentário:

André disse...

Boa noite,
É possível seguir arquitectura apenas gostando da mesma não tendo grandes habilidades nem prática para o desenho ou formas geométricas.
Para quem pretende voltar a estudar, é um curso fazível para quem entra para o Ensino superior sem nunca ter dado/estudado matérias sobre o assunto.

Grato pela atenção.

Cumps
André